Livro O Lado Bom da Vida

E se algo incrivelmente ruim acontecesse na sua vida de repente? Um trauma tão forte que fizesse com que você tivesse amnésia e fosse mandado para uma instituição psiquiátrica para tratamento? Pois bem, essa é a realidade de Pat Peoples, um professor de história e treinador de basquete de uma escola na Filadélfia. Após anos no local, Pat consegue uma chance de voltar ao mundo real, e agora que ele está finalmente livre não planeja mais nada do que recuperar tudo o que perdeu, reconciliar-se com a esposa, Nikki, e mostrar para ela como ele é um homem mudado.

E é assim que começa a trama do livro O Lado Bom da Vida (The Silver Linings Playbook), de Matthew Quick, que trata sobre como Pat fará para lidar com os dramas de sua vida, recuperar o controle mental, salvar seu casamento, lidar com o relacionamento distante do pai e ainda descobrir uma amizade inesperada em uma garota quase tão problemática quanto ele. Isso tudo sem deixar de acreditar que, assim como em um filme de sua vida, tudo dará certo no final.

Pat não esperava pela visita de sua mãe naquele dia, ainda mais para salvá-lo do “lugar ruim”, uma instituição para pessoas com doenças mentais. Pat fora obrigado a passar um tempo no lá, pois cometera um crime do qual não se recorda. Após chegar em casa Pat descobre que muita coisa mudou em sua ausência, e o que ele acreditava terem sido apenas alguns meses na verdade podem ter sido anos no “lugar ruim”. Ele não tem mais um emprego, quase nenhum amigo e apenas um desejo, acabar com o “tempo separados” entre ele e a esposa Nikki.

Review

Se você procura por um livro de fácil leitura, história envolvente e personagens carismáticos, esse é definitivamente o que você deveria ler. Se está atrás de um romance as avessas, um livro dramático e ao mesmo tempo engraçado, essa é sua leitura. E se ainda estiver querendo alguma coisa que fale sobre ser fã incondicional de algo levando a supertição ao extremo, esse é sem sombra de dúvidas o seu livro.

Ao abrir a primeira página já me deparei com algo que sempre me anima em um livro, a narração em primeira pessoa, que em O Lado Bom da Vida torna a leitura ainda mais fácil e dinâmica, como se estivemos ouvindo a história da boca do próprio personagem. Logo no início temos a oportunidade de enxergar o mundo com os olhos de alguém com uma doença psiquiátrica, como funciona o cérebro dessa pessoa e como ela interage com o mundo. Podemos ver seus medos, aflições, anseios e desejos mais profundos e puros. É possível perceber também como as pessoas que realmente se importam com Pat lidam com sua doença e a visão diferenciada que ele tem da vida. Temos a oportunidade de acompanhar a dura batalha dele contra o pior inimigo, o músico Kenny G., seguidos de fortes recaídas, lágrimas e muito, muito suor.

Status: Recomendado!

Personagens principais

Pat Peoples é um ex-professor de História, por fora é um grandalhão com porte atlético à lá jogador de futebol americano, preocupado em malhar horas por dia e manter o mínimo de gordura corporal possível. Por dentro, é como uma criança com uma vontade inabalável de conseguir o que almeja, mesmo que ninguém mais acredite ser possível. Após a saída do “lugar ruim”, além de malhar e correr durante o dia, passa as noites lendo romances que a esposa Nikki, professora de literatura, leciona na escola em que ele também trabalhou um dia. Pat faz isso tudo com um único propósito, mostrar para Nikki que ele se tornou um novo homem, acabar com o “tempo separados” e achar o final feliz para o filme de sua vida.

Tiffany é uma mulher fora dos padrões, é explosiva e fala palavrões. É uma personagem que se identifica com Pat por estar passando uma situação semelhante a dele. Após terem um primeiro contato um tanto quanto inesperado, a contragosto de Pat, ela passa a segui-lo por onde que ele vá durante sua corrida diária. E assim, falando muito pouco, ou quase nada, eles desenvolvem laços que só pessoas que passaram por grandes traumas psicológicos poderiam entender. É alguém muito difícil de analisar, pois nunca sabemos o que ela pode estar pensando, o que a torna interessante como uma caixinha de surpresas.

Filme

Existem diversas diferenças da obra literária para a versão das telonas. Então, caso você já tenha visto o filme, não se preocupe, a adaptação feita para o cinema foi modificada consideravelmente. As mudanças vão desde coisas simples como nomes de personagens à alterações no enredo e no final. Caso ainda não tenha visto o filme, ele foi lançado neste ano, com o ator Bradley Cooper como Pat, e a vencedora do Oscar por melhor atriz Jennifer Lawrence como Tiffany.

Escrito por: Everson Araujo

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *